Quem somos nós?

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Estudantes do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Cidade do Salvador.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

JUSTIFICATIVA

Há muito tempo se discute a excessiva carga tributária brasileira. Fala-se muito também do complexo sistema tributário, alterado a todo momento por emendas constitucionais e por práticas que muitas vezes acarretam onerosidade maior ainda para os contribuintes. É a situação que encontramos no Brasil atualmente: um sistema tributário confuso e uma altíssima carga tributária.
Conforme estudos do IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária brasileira atinge o patamar de 34% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto o PIB no mesmo período aumentou 196,36%.
O gerenciamento estratégico de suas obrigações tributárias torna-se um ponto fundamental para a sua sobrevivência. O alto custo tributário existente no país, se não equacionado, pode provocar a extinção da empresa. Esse gerenciamento estratégico das obrigações tributárias é mais conhecido como planejamento tributário.
Com a aplicação do planejamento tributário busca-se a diminuição das obrigações tributárias, em conseqüência gerando a economia dos impostos, escolhendo a opção legal e menos onerosa.
O planejamento tributário é essencial na competitividade e sobrevivência das empresas. As vantagens alcançadas por meio do gerenciamento das obrigações tributárias podem inclusive contribuir na gestão do capital de giro e até desafogamento do caixa da empresa LOGIN.Tudo isso, podendo ser revertido em favor da empresa e da sociedade, no que diz respeito principalmente à qualidade do produto ou à prestação de serviço ao publico.
Diante do exposto justifica-se a importância da Contabilidade Tributária para a redução dos custos das empresas, particularmente da Empresa Login Informática, o foco do nosso trabalho; Para tanto, percebe-se a necessidade de Planejamento Tributário, planejamento este, incluído na ementa da disciplina Contabilidade Tributária, que por sua vez, contribui para a redução dos custos da empresa de forma lícita.
O tema nos motiva tanto pessoal quanto profissionalmente, ao conhecimento das brechas que a própria legislação nos concede, de forma legal (Planejamento Tributário), para aplicarmos em nosso benefício e em benefício das instituições às quais, pretendemos atuar quando concluirmos nosso curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário